De Carona

Aproveite o Trânsito!

Faixas exclusivas para quem dá carona. Tou dentro!

Dois passageiros ou mais!

A ideia é incentivar a carona da forma que mais atrai os motoristas: melhorando seu tempo de viagem.

Inicialmente, as faixas exclusivas (em inglês são conhecidas como high-occupancy vehicle lanes) eram voltadas para ônibus. Foi assim nos EUA, em 1969, quando surgiram. Entretanto, com o aumento da quantidade de carros nas ruas e o número de veículos que trafega diariamente com apenas uma pessoa, várias cidades decidiram implantar faixas exclusivas para carros mais “populosos”.

O formato de funcionamento dessas vias varia: apenas ônibus; ou também para vans, táxis, carros com 3 (ou 2) pessoas ou mais, motos e veículos de emergência… Os órgãos que os regulamentam dizem que, apesar de parecerem mais vazias, essas faixas carregam alto volume de pessoas, sendo portanto eficientes no quesito de reduzir o número de veículos nas ruas.

Pra fugir do engarrafamento, vá de carona! o/

Em São Paulo, um projeto de lei para as faixas exclusivas para veículos com alta ocupação também foi proposto. Lá, o autor, o vereador Aurélio Nomura, quer que sejam pelo menos três pessoas no carro.

Claro que essa não é a única coisa necessária a ser feita para melhorar o caos que é o trânsito urbano, mas, se depender da gente do DeCarona, esse tipo de ideia vai pra frente: incentivo ao compartilhamento de veículos é nossa praia. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: