De Carona

Aproveite o Trânsito!

Como acompanhar o trânsito?

As buscas que mais têm gerado visitas pro blog são sobre engarrafamento em Salvador. Fiquei pensando como posso contribuir nesse aspecto, então vou compartilhar as formas e ferramentas que usamos para saber como está o trânsito, na hora de sair de casa, do trabalho ou de onde for, de carro ou ônibus. Edit: Ah! Todas as ferramentas são gratuitas (menos a ligação, que, em bom formalês, poderá ser cobrada por sua operadora).

  • O tradicional rádio ajuda: dá pra acompanhar pela MetrópoleCBN… Eu também já ouvi bastante a Band News, com esse intuito;
  • Dá pra ligar pra alguém (minha mãe, por exemplo, é adepta dessa modalidade)…

    Assim não! >.<

  • Avançando nas tecnologias, =P, temos a internet: eu costumo usar o Google Maps, por exemplo. Peço pra mostrar a camada de trânsito, e aí tenho uma imagem como essa abaixo, a partir da qual tenho uma ideia de como estão as coisas. O Google dá uma estimativa de tempo real, com base no histórico de tráfego para aquelas vias. Não é 100%, mas ajuda. Faça um test drive em tempo real: trânsito de Salvador, via google maps.

    Em vermelho e preto, os pontos de engarrafamento de Salvador, no finzinho do dia 06/11/2012.

  • Por fim, os aplicativos móveis têm ficado cada vez mais populares. Eu relutei muito em comprar um smartphone, mas a principal razão que me fez adquirir um foi justamente pra poder acompanhar notícias do trânsito e saber como me mexer pela cidade. É uma das coisas mais legais de ter um bichinho desses… Conheço duas apps e meia voltadas pra isso:
    • A mais popular é o Waze, presente em vários países e bastante conhecido aqui no Brasil, já. Nele é possível ver como está o trânsito, informar sobre problemas encontrados no trajeto, descobrir rotas e até oferecer carona (note que eu digo oferecer, não dá pra pedir);
    • Tem o Wabbers, do qual gosto muito porque é brasileiro e feito por uma galera muito bacana, que tive a oportunidade de conhecer. O Wabbers grava suas rotas automaticamente (basta estar com ele aberto quando começar a se deslocar pela cidade) e permite que você informe se o trânsito está bom, ruim, ou outros imprevistos. E tem uma funcionalidade diferente – e bem legal – falar com outros motoristas que tenham a app instalada, como num walk talkie;
    • O Navegador GPS nativo do Android. Como o nome diz, é um GPS. Mas como android vai coletando informações sobre o tráfego dos dispositivos espalhados pela cidade, você pode ativar a tal camada que mostra como está o trânsito (como no Maps), assim dá pra ter uma boa noção da situação das vias por onde quer passar.

Bom, é isso! Você usa alguma outra ferramenta que acha mais interessante? Tem alguma crítica às que listamos?

Às vezes fico pensando em criar um despertador que diga a melhor hora de sair pra não chegar atrasado, levando em conta os engarrafamentos e tal. Me pergunto se funcionaria.

Um comentário em “Como acompanhar o trânsito?

  1. Pingback: Aplicativos de smartphones para quem vai sair de casa « De Carona

Deixe um comentário

