De Carona

Aproveite o Trânsito!

Quando você dá carona, aumenta sua chance de chegar no horário

(E as chances da pessoa que pegou carona com você também.)

Just saying. Você não precisa acreditar em mim. Não tenho embasamento científico para dizer isso. Mas, se duvida, sugiro que você comece a tentar, para tirar a prova. =P

Essa semana, saí de carro na segunda, terça e quarta (hoje), porque um amigo que está de mudança pediu ajuda para transportar algumas coisas. Na segunda, quando estava fechando a garagem, vi que uma conhecida estava saindo pro trabalho. Superei o modo “é estranho oferecer carona para alguém que não é próximo” e falei com ela.

Ambas estávamos saindo atrasadas de casa, em um horário tenso – 7:00 da manhã, pra enfrentar toda a orla num dia de semana, não é brincadeira. Tanto é que nós duas admitimos: para chegarmos com tranquilidade, precisaríamos sair meia-hora antes. Mas vamos puxar o carro: fomos conversando sobre os conhecidos em comum (ela trabalhou no colegiado de minha faculdade, por um tempo), depois trânsito, política, direção, auto-escola, atalhos para não perder a hora, vizinhança, carona…

Às 7:35 ela já estava em seu destino (adiantada!!) e eu cheguei com menos de 5 minutos de atraso. Os engarrafamentos da viagem continuaram existindo, mas foi bem menos estressante pra ela, que não teve de ir em pé ou apertada, e pra mim, que não fiquei prestando tanta atenção nas barbaridades alheias, nem fiquei com sono por estar sozinha. E não doeu nem arrancou pedaço, mesmo que não fosse alguém com quem eu tivesse muita coisa em comum para conversar.

Na terça precisaria pegar o carro de novo, queria dar banho nele, essas coisas. Então tentei repetir a dose. Como eu não faço parte de nenhuma rede de caronas (porque as que pesquisei pareceram muito fechadas ou complicadas de cadastrar), postei, segunda de noite, no twitter e facebook:

Okay, amanhã de manhã vou pra uneb de carro. 3 vagas. Saio de casa umas 7:45 máx. Interessad@s, msg-me no face. #DeCarona

Achei que essa seria a forma mais prática de informar minha rede de amigos e conhecidos sem me expôr demais. Não apareceu ninguém interessado. Não sei se em razão da hora, por falta de demanda de quem viu, ou porque não era prático. O que sei é que precisarei melhorar a comunicação, se quero oferecer carona pra meus contatos.

Mas voltando ao título do post – isso me ocorreu quando estava chegando ao meu destino, na segunda-feira. E de repente não é um pensamento tão maluco. Pensa só: cada pessoa que ganha carona é potencialmente um carro a menos na rua (ou um passageiro a menos para ocupar lugar no ônibus e gastar tempo no ponto etc. Essas duas coisas contribuem, um pouquinho que seja, para o todo caótico que é nosso trânsito. Agora – se aumentam as pessoas oferecendo e pegando carona, esses números crescem, o trânsito fica mais fluido, e então todo mundo pode chegar mais cedo. q.e.d.! =P

O Cão Zen acha carona zen

Não se convenceu? Que tal ouvir a opinião de alguém que entende do assunto, então?

Por hora, é isso. Nos vemos no próximo semáforo!

5 comentários em “Quando você dá carona, aumenta sua chance de chegar no horário

  1. Caio Tiago Oliveira
    novembro 1, 2012

    Eu fui um dos que leu teu comentário, mas não me interessava a carona pelo horário e pelo trajeto.
    Uma resposta em relação a convencimento:
    – otimista: sim, se muitos fizerem isso diminuirá consideravelmente os engarrafamentos, as pessoas ficarão menos tempo esperando um ônibus vazio, o que funciona como estímulo à retroalimentação positiva em relação a engarrafar menos e sentirem menos necessidade em comprar um carro.
    – pessimista: antes de helicópteros ficarem baratos e com a redução do IPI até o final do a situação não melhorará muito, porque o limite para as compras de novos carros é uns 30% depois da cidade já ter parado por causa deles (esses 30% são considerados como limite inferior, porque mesmo com a cidade parada, por não ter opção, primeiro continuarão comprando mais carros, por só pensarem em si mesmos). Depois chegam com rodizio de placas e os mais ricos resolvem comprando mais um carro.

    Eu tento não ser otimista, mas as soluções adotadas até agora e as apresentadas na campanha do futuro prefeito só servem pra folgar um pouco a corda na qual estamos nos enforcando, porque incomoda, mas depois vão tirar o apoio e seremos enforcados de qualquer forma. Linha viva, via expressa, renovar 100% da frota de ônibus, renovar estações de transbordo, passe integrado (sem rever as rotas e horários das linhas de ônibus), só servem pra incentivar as pessoas a comprarem mais carros, tanto por estar menos engarrafado quanto pensarem que sempre que chegar nesse nível, virá outra obra salvadora.

    OBS: em relação à renovação da frota, o conforto (se tiver) ajuda um pouco, os ônibus quebrarem menos também, mas isso não é o pior em relação ao transporte público e a via exclusiva da vasco da gama ajuda, mas é pequena…

  2. Juliana
    novembro 1, 2012

    Tens razão em tua análise, e acho-a mais realista do que pessimista. Ainda temos uma visão muito egocentrada do funcionamento do trânsito e *isso* complica as coisas, porque nesse caso o carro sempre parece uma opção razoável. Apesar de não entender muito do assunto, a dinâmica da teoria de jogos tem ficado mais forte pra mim em relação ao trânsito – é a soma de pequenas escolhas individuais que se traduz em uma situação global para todos.
    É utópico, mas acho que o que resolveria as questões do transporte seria colocar os donos de empresas e gestores para sofrê-las um pouco – pegar ônibus, enfrentar os engarrafamentos (nada de helicópteros >.< ), andar de bike dividindo a rua com carros a menos de 1 metro, parar sob o sol esperando semáforos fecharem…
    A carona não é "A" solução. Como renovar frota também não. Como a maior parte dos problemas, e como já disseste, é preciso um conjunto de soluções integradas. Espero que as caronas entrem mais na brincadeira, não apenas porque penso que isso melhoraria o trânsito, mas também porque acredito que é importante aproveitar melhor os carros – já que eles irão rodar, que ao menos não estejam queimando combustível e ocupando todo aquele espaço para que *uma* pessoa ande para lá e para cá…
    (Gracias pelo comentário!)

    • Caio Tiago Oliveira
      novembro 1, 2012

      Carona tem diversos benefícios, andar de bike também. Outros preferem moto, pra evitar engarrafamentos.

      Eu citei formas distintas de se encarar isso e a realidade fica no meio, porém é complexa demais. Cinquenta ou cem pessoas oferecendo carona regularmente, principalmente em horário de rush, já pode ter um pequeno (minúsculo) resultado. Além disso, quanto melhores os sistemas desse tipo, menos gente deve fazer questão de comprar carro (ou de sair com ele pra rua todos os dias).

      Só mais uma observação: a tarifa de táxi numa cidade depende de vários fatores, mas é notável que sempre existe alguma situação onde é mais barato andar de táxi do que comprar um carro, ou seja, carona para trabalhar + táxi para baladas ou viagens (por mais caro que possa parecer, se não forem longas e frequentes, vale a pena). Ainda em relação a viagens, se for longe pode pegar um ônibus executivo ou leito, que sai barato e é mais confortável que dirigir.

      • Juliana
        novembro 5, 2012

        Gosto muito de viajar de ônibus, quando era criança fiz muito isso. Para algumas distâncias, de fato compensa. Já pensei em fazer viagens com carro alugado, mas acaba saindo muito caro.
        Táxi é uma alternativa bem razoável, em algumas circunstâncias, mas admito que, quando não conheço o trajeto, por exemplo, sempre fico meio desconfiada. =/
        Na quinta feira dei carona para quatro pessoas. Foi meia-hora a mais no tempo de voltar pra casa, mas a companhia e as conversas compensam. 🙂

  3. Pingback: Engarrafamento, seu lindo! « De Carona

Deixar mensagem para Caio Tiago Oliveira Cancelar resposta

Informação

Publicado às outubro 31, 2012 por em DeCarro, Engarrafamento e marcado , , , , , .