De Carona

Aproveite o Trânsito!

Quanto cobrar por uma carona?

Hoje alguém chegou no blog através de uma busca sobre como calcular o valor de uma carona. Eu nunca fico muito confortável na hora de decidir isso. Outro dia vi em um site europeu de compartilhamento de caronas uma sugestão básica de cálculo e lembrei dela, quando vi esse termo de busca.

Acho que cabe postá-la aqui, talvez ajude a próxima pessoa que procurar sobre isso por aí. Vou adaptar para valores e medidas brasileiras. Pense em um valor básico de R$ 0,15 por quilômetro, por pessoa. E arredonde os valores, para facilitar o troco. Assim, por exemplo, se amanhã eu quiser sair do trabalho e ir curtir o fim de noite no Praia dos Livros, que fica ali na Barra (cerca de 13,5 Km até lá), se eu conseguisse uma carona, por essa base eu pagaria uns R$ 2,00. Isso sem precisar torcer pro ônibus passar rápido; indo confortavelmente sentada; conversando com alguém legal; sem ouvir DJ de buzu.

O que você acha? Como faz quando dá carona para alguém, ou quando pega? Para mim, esse é um cálculo simples e razoável, para o dia-a-dia. Que tal oferecermos uma calculadora para esse tipo de coisa, no DeCarona?

We can't afford the dog.

Ooooou podemos pedir ajuda para o Gato Matemático. Ele parece entender do assunto.

Deixe um comentário

