Tenho andado menos de carro. As razões para isto, além de estar tentando aproveitar melhor o tempo dos engarrafamentos e evitar o estresse de dirigir tanto, foram os gastos.
Entre gasolina, manutenção, impostos e seguro, gasta-se uns 15 mil reais por ano para se manter um veículo. Fizemos um cálculo com base em nossa média de gastos, pra ilustrar:
Pra evitar ver a grana sendo literalmente queimada nos longos quilômetros de trânsito, ou estourada nas centenas de buracos de Salvador, tenho escolhido deixar o carro em casa, durante a semana.
É uma opção difícil, porque depender de transporte público aqui é tenso. Mas quando levo quase uma hora para percorrer um trecho de vinte minutos (menos de 13 km), com a gasolina a quase três reais, ou penso nos cerca de R$ 500,00 que terei de desembolsar pra consertar a descarga do carro, que quebrou no último buraco em que caí, parece-me valer um pouco mais a pena. É isso, ou usar um carro como o dos Flintstones – combustível renovável, suspensão humana e a carona ainda ajuda diretamente no rendimento.
E aí, como é o impacto dos custos com carro (manutenção e gasolina) no seu orçamento? Qual sua estratégia para lidar com esses custos? Levantamos três posts que ajudam a fazer as contas:
(Parece muito que estamos querendo provar um ponto? De jeito nenhum!! >.< )
Até a próxima e, quando for abastecer o carro, pense com carinho no DeCarona! 🙂
Dos jornais:
Pingback: Gastos mensais com transporte urbano « De Carona